YEBES

O Observatório de Yebes é um centro de desenvolvimento tecnológico do Instituto Geográfico Nacional de Espanha, classificado como ICTS (Infraestructuras Científicas y Técnicas Singulares).

Fig. 1: Observatório de Yebes

Situado a 70 km a nordeste de Madrid, na localidade de Yebes (Guadalajara), a uma altitude de 980 metros acima do nível do mar, o Observatório de Yebes alberga dois radiotelescópios: um de 40 m e outro de 13,2 m, que são os seus principais instrumentos astronómicos.

O radiotelescópio de 40 m foi instalado em 2008 e atualmente é dedicado, quer a explorar a técnica de VLBI (Very Long Baseline Interferometry) em comprimentos de onda milimétricos e centimétricos, quer em observações de antena única (single-dish). Os receptores cobrem o espectro de frequência entre 2 e 120 GHz. O radiotelescópio de 40 m faz parte do EVN (European VLBI Network) e do IVS (International VLBI Service for Geodesy & Astrometry).

Fig. 2: Radiotelescópios de 40 m e de 13,2 m.

O radiotelescópio RAEGE de Yebes de 13,2 m, batizado de “Jorge Juan”, está equipado com um receptor de banda larga VGOS e é utilizado em observações geodésicas. O radiotelescópio foi integrado na rede VGOS em 2016. A construção deste radiotelescópio RAEGE começou no final de 2010, quando o contrato para o projeto, construção e comissionamento dos primeiros radiotelescópios teve início. O projeto dos radiotelescópios foi concluído no verão de 2011, e a construção terminada em 2013. 

Fig. 3: Radiotelescópio RAEGE de 13.2 m “Jorge Juan”.

O Observatório de Yebes também possui duas estações permanentes GNSS – YEBE e YEB1, pertencentes à Rede Geodésica Nacional Espanhola de Estações de Referência GNSS (ERGNSS). A Estação YEBE possui um receptor Trimble Net R9 e uma antena TRM29659 e também está incluída na rede EUREF Permanent GNSS e na rede International GNSS Service (IGS). A Estação YEB1 possui um receptor Leica GRX1200 e uma antena LEIAR25.

Além disso, Yebes conta com um pavilhão de gravimetria onde estão instalados um gravímetro absoluto FG5, um gravímetro A10 e um gravímetro supercondutor.

Existem também laboratórios de eletrónica e eletroquímica onde são desenvolvidos amplificadores e receptores. Também fazem parte do Observatório um laboratório com câmara anecoica de medição de antenas, e edifícios auxiliares com geradores, transformadores e grupos de energia ininterrupta. Existe também um pavilhão com escritórios e uma residência.

O Observatório de Yebes está bem equipado tecnologicamente e tem uma ligação de 10 Gb/s à rede científica espanhola Red Iris-NOVA.

O Observatório Yebes recebe também mais de 6.000 visitantes por ano. Para visitar o Observatório, visite o site: http://astro.aytoyebes.es/

As atividades para a construção do radiotelescópio de 13,2 metros foram cofinanciadas pelo FEDER/FEDER 2007-2013 no âmbito do projeto: “VGOSYEBES: Radiotelescopio de VLBI Geodesico y Astrometrico para su integracion en la red VGOS” com um orçamento de 4.250.000 €.

Actualmente, novas actividades são co-financiadas pelo FEDER/FEDER 2017-2020 no âmbito do projecto “YDALGO: Infraestructuras de desarrollo y actividades de laboratorio para geodesia especial en el Observatorio de Yebes”, com um orçamento de 9.490.000 €. Incluem a construção de uma Estação SLR e de um novo edifício tecnológico totalmente equipado com instrumentação de radiofrequência e oficinas.

Fig. 4: Novo edifício de escritórios.

A instalação de uma Estação SLR de nova geração em 2023 transformou o Observatório de Yebes numa Estação Geodésica Fundamental, única em Espanha, cumprindo os requisitos do GGOS (Global Geodetic Observing System), contando com três técnicas de geodesia espacial: VLBI (VGOS), GNSS e SLR, bem como gravimetria (supercondutora absoluta e relativa). As diferentes técnicas serão ligada entre si através da construção de uma rede de local-tie. O Observatório Yebes pretende tornar-se um dos Core Sites mais importantes do mundo.